quarta-feira, 25 de maio de 2016

SECRETÁRIA DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ RECEBE VISITA DE REPRESENTANTES DA ASSOCIAÇÃO DE PRESERVAÇÃO DA CULTURA CIGANA Cláudio Iovanovitch e Neiva Camargo


25/05/2016

Secretária Ana Seres recebe visita da comunidade cigana

Representantes da comunidade cigana paranaense estiveram nesta terça-feira (24), na Secretaria de Estado da Educação, para uma visita à secretária Ana Seres. Nesta data é comemorado o dia de Santa Sara Kali, protetora do povo cigano e, nesta quarta-feira (25), o dia estadual dos ciganos.


“O Paraná é uma referência, pois aqui temos uma coordenação específica para garantir o acesso de nossas crianças à escola. Isso representa que somos valorizados”, afirmou Claudio Iovanovitchi, responsável pela Associação de Preservação da Cultura Cigana.



No ano passado, a Secretaria de Estado da Educação do Paraná foi a primeira pasta do País a ter uma coordenação especial para a educação cigana, que integra o Departamento da Diversidade da Superintendência da Educação. A chefe do Departamento, Marise Ritzmann Loures, explica que a coordenação trabalha para promover a inclusão cidadã e garantir o direito ao acesso à educação para as etnias Kalon e Rom.



Atualmente, cerca de 30 mil ciganos vivem no Estado. No Brasil, são aproximadamente 600 mil, segundo Iovanovitchi. “O analfabetismo é uma das principais dificuldades encontradas pelos povos ciganos. Não saber ler impede nosso direito de ir e vir. Saber ler é fundamental, para saber se orientar, ler as placas”, explicou ele. “Também é importante que todos conheçam a cultura cigana, sem preconceito. A ignorância é que acaba gerando o preconceito”, acrescentou.



CARAVANA - Em 2014, a Secretaria de Estado da Educação promoveu a caravana “Os assim chamados ciganos” em todas as regiões do Estado. Foram desenvolvidas atividades com os professores, funcionários e comunidade escolar, além de oficinas para suporte técnico aos profissionais para reproduzirem as atividades dentro de sala de aula aliadas aliadas as disciplinas da base nacional comum. A ação foi inédita no Brasil. disponível em  http://www.diaadia.pr.gov.br/
Parabéns Cláudio Iovanovitch e Neiva Camargo pelo excelente trabalho de divulgação da cultura cigana e a luta em prol da educação escolar para os povos ciganos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A todos os blogueiros que respeitam a diversidade étnica e cultural...E querem
falar sobre preconceito,discriminação e racismo sofridos pelo Povo Romani, Os assim chamados ciganos.Bem vindos ao blog Cultura Cigana