quinta-feira, 19 de junho de 2014

Povo Cigano na Ucrânia.

Ucrânia

Pessoas ciganas, na Ucrânia, estão sendo dolorosamente afetadas pela crise atual que assola o País. Muitas estão a fugir, outras, apesar dos pesares, acreditam em um futuro melhor e ficam.
Os ciganos do leste da Ucrânia, assim como os outros habitantes, estão deixando os locais de combate o mais rápido possível. A situação é terrível e o número de vítimas tem subido assustadoramente. Granadas de artilharia, bombas e foguetes caem sobre a cidade sem parar.
Pogroms contra ciganos tem sido uma constante. Grupos mascarados e armados com bastões de beisebol e pistolas invadem os edifícios ocupados por pessoas ciganas e exigem todo o seu dinheiro, j, ouro, e tudo de valor. Várias pessoas ciganas foram brutalmente espancadas durante estes ataques, e não apenas os homens, mas também mulheres 
Os assaltantes ameaçam os ciganos dizendo que se não deixarem a cidade imediatamente serão fuzilados. O pânico tomou conta dos ciganos que passaram a se organizar em grupos. São ativistas dispostos a enfrentar os conflitos. O principal problema com as crianças ciganas na Ucrânia, agora, é que elas não estão podendo estudar. Elas são, geralmente, pobres e os pais não podem comprar o material escolar. Assim sendo passam a ser ridicularizadas pelas crianças não ciganas. Logo, não querem ir para a escola. É um circulo vicioso, pois sem uma educação essas crianças serão uma nova geração sem chances de encontrar trabalho, etc. etc. etc. Aliás, pessoas ciganas não encontram trabalho na Ucrânia e isso não é de agora.
Outro problema é o fato de que a Ucrânia não permite aos ciganos qualquer acesso às autoridades locais ou estaduais. A representação de pessoas ciganas, em qualquer nível oficial, ainda é um tabu insuperável.
Apesar de tudo, os ciganos da Ucrânia lutam para melhorar as suas vidas. Organizam shows e festas ciganas e mostram o seu inegável talento para a dança, a música e a magia.
E então e fico a pensar que, ainda que relutante e apesar dos pesares, devo admitir que o Brasil é uma Paraíso para o Povo Cigano.

Curtiu · 12 h 
 ttps://www.facebook.com/151706238263732

Curtir ·  · Promover · Compartilh ·  · Promover · 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A todos os blogueiros que respeitam a diversidade étnica e cultural...E querem
falar sobre preconceito,discriminação e racismo sofridos pelo Povo Romani, Os assim chamados ciganos.Bem vindos ao blog Cultura Cigana