quinta-feira, 27 de março de 2014

Os Assim Chamados Ciganos

Ensino

27/03/2014

Caravana debate cultura cigana em escola de Irati

A Escola Estadual Nossa Senhora das Graças, em Irati (Sudeste), recebeu as primeiras palestras e oficinas da “Caravana: Os assim chamados Ciganos”, nesta terça-feira (25). Cerca de 180 pessoas participaram do evento e discutiram e debateram a história e a cultura cigana no Paraná.

A Caravana segue até o dia 5 de maio e vai percorrer escolas da rede pública do Paraná, em oito municípios nas regiões onde estão concentradas as maiores comunidades ciganas no Estado. 

As oficinas culturais e palestras em Irati reuniram professores, profissionais da educação, representantes da Polícia Militar, do Conselho Tutelar, agentes de saúde, estudantes do magistério, professores de escolas indígenas e alunos ciganos da comunidade de Gonçalves Júnior, distrito de Irati.

O próximo evento da Caravana será realizado no dia 1 de abril, próxima terça-feira, em Araucária, Região Metropolitana de Curitiba. As palestras, apresentações artísticas e oficinas serão realizadas no Teatro da Praça. No dia 8 de abril a Caravana estará em Piraí do Sul (Campos Gerais). Em 15 de abril o evento será em Maringá (Noroeste) e no dia 17 de abril em Colorado (Norte).

Cornélio Procópio (Norte Pioneiro) vai receber a Caravana no dia 24 de abril. No dia 29 será a vez da cidade de Goioerê (Noroeste) discutir a cultura cigana no Paraná. A Caravana termina no dia 5 de maio em Cascavel (Oeste).



Parabéns ao ilustre casal Cláudio Iovanovitch e Neiva Camargo pelo Brilhante trabalho de divulgação da História e Cultura Rom e Kalon. Profe Gilce

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A todos os blogueiros que respeitam a diversidade étnica e cultural...E querem
falar sobre preconceito,discriminação e racismo sofridos pelo Povo Romani, Os assim chamados ciganos.Bem vindos ao blog Cultura Cigana