sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

LENDAS CIGANAS

NOTÍCIAS

Educação de Pinhais realiza a I Feira Cultural das Relações Étnico-Raciais

Na última semana os alunos já conheceram um pouco do povo cigano por meio do projeto Lendas Ciganas
PUBLICADO EM 29/11/2011
Entre os dias 20 e 23 de novembro, as escolas municipais de Pinhais realizaram diversas apresentações culturais, em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra. A data foi incluída no calendário escolar por meio da LEI 10.639/2003. Além dos afrodescendentes, as apresentações abordaram outros grupos étnicos importantes para a cultura brasileira, como indígenas e ciganos.
As atividades serviram como uma preparação para o dia 3 de dezembro, data que será realizada a 1ª Feira Cultural das Relações Étnico-Raciais da Educação. Durante todo o ano, as unidades de ensino pinhaienses desenvolveram atividades relacionadas ao assunto e que serão expostas no evento.
Entre os objetivos da feira cultural está a compreensão da importância que as diferentes culturas tiveram na formação do povo brasileiro. "Pretendemos estimular a igualdade entre os cidadãos e sensibilizar a comunidade escolar e sociedade civil para a questão étnica-racial", explica a Coordenadora do Depto. EJA e Diversidade, Solange do Rocio Pena.
O projeto acontece no Caic São Marcelino Champagnat, do bairro Maria Antonieta. As atividades iniciam às 14 horas e seguem até as 22 horas. Haverá 11 atrações incluindo danças árabes, capoeira, ballet e apresentação inédita da Escola de Samba de Pinhais. No local, também serão comercializados artesanatos e comidas típicas.
Lendas Ciganas
Entre as atividades realizadas, destaque para o projeto "Lendas Ciganas" que aconteceu nos dias 22 e 23 nas escolas municipais Marins de Souza e Antonio Andrade. Por meio de apresentações teatrais os alunos conheceram a história, os costumes, as danças, entre outras características do povo cigano.
O projeto é uma parceria entre a Secretaria de Educação de Pinhais e a Associação de Preservação da Cultura Cigana. "A única forma de minimizar o preconceito é entender e conhecer o outro. Por meio do lúdico nos apresentamos o nosso povo e a nossa cultura para as crianças, com o intuito de derrubarmos os mitos que foram impostos.", explicou o Presidente da associação, Claudio Iovanovitchi.

http://www.pinhais.pr.gov.br/News7content4230.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A todos os blogueiros que respeitam a diversidade étnica e cultural...E querem
falar sobre preconceito,discriminação e racismo sofridos pelo Povo Romani, Os assim chamados ciganos.Bem vindos ao blog Cultura Cigana