quinta-feira, 24 de outubro de 2013

POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA OS POVOS DE ETNIA CIGANA.

PFDC/MPF e SECADI/MEC OFICIALIZAM COMPROMISSO EM AVANÇAR COM O TEMA DOS POVOS CIGANOS NA ÁREA DE EDUCAÇÃO

As demandas da AMSK/Brasil, do Sr. Alexsandro Castilho (representante da comunidade Rom Kaldarash do município de Aparecida de Goiânia - GO), e de Claudio Iovanovitchi (Associação de Preservação da Cultura Cigana do Paraná - APRECI/PR) estão sendo atendidas pela Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão do Ministério Público Federal (PFDC/MPF) e pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (SECADI/MEC), o que requer o acompanhamento das resoluções acordadas entre os gestores públicos para efetivar a política pública educacional em propiciar a geração de conhecimento aos trabalhadores de educação com a difusão da história, tradições e costumes dos Povos Ciganos. Assim, manteremos a esperança que esse acordo firmado entre a PFDC/MPF e SECADI/MEC propicie em breve a inserção nos livros de história e demais materiais didáticos dados e informações sobre a cultura cigana que ofereçam uma descrição equitativa, exata e instrutiva no ensino fundamental e médio deste país, porque a informação é um instrumento contra o preconceito e a discriminação.

È bom saber que já estamos no caminho das primeiras abordagens étnicas e das primeiras políticas para os povos ciganos, consciente de que tais estudos e tais politicas são vitais para a preservação de sua memória que permanece envolta em estranhamento, invisibilidade e marginalização acadêmica e social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A todos os blogueiros que respeitam a diversidade étnica e cultural...E querem
falar sobre preconceito,discriminação e racismo sofridos pelo Povo Romani, Os assim chamados ciganos.Bem vindos ao blog Cultura Cigana