sexta-feira, 20 de setembro de 2013

I Seminário Estadual de Educação Cigana em Curitiba

Eventos

19/09/2013

I Seminário Estadual de Educação Cigana em Curitiba

A Secretaria de Estado da Educação do Paraná vai realizar o I Seminário Estadual de Educação Escolar Cigana nos dias 24, 25 e 26 de setembro. O evento será no Teatro Londrina, em Curitiba, e é organizado pelo Departamento da Diversidade (DEDI).

O objetivo do encontro é a contribuição dos profissionais da educação, membros das associações ciganas e demais convidados para construção de uma Proposta Pedagógica de alfabetização para as crianças ciganas.

O seminário contará com o apoio e presença da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) do Ministério da Educação, da Associação Internacional Maylê Sara Kalí-AMSK, Associação de Preservação da Cultura Cigana – APRECI, Fundação Cultural de Curitiba e instituições governamentais.
http://www.educacao.pr.gov.br/
Moonem compreende que a definição dessas políticas por si só não resolverão todos os problemas enfrentados pelos ciganos, é porém um passo importante, para que esses povos possam protagonizar seu destino:
O problema educacional cigano não está resolvido apena com a matrícula das crianças ciganas em escolas públicas ou particulares, ou seja, não está resolvido garantindo-se aos ciganos somente o direito à educação, embora isto já seja uma grande conquista. Para garantir o direito a uma educação cigana, inúmeros outros problemas terão de ser discutidos e, na medida do possível, resolvidos. E para isto será necessária a colaboração de todos os interessados e entendidos na problemática cigana, e principalmente dos ciganos, que deverão ser os protagonistas do seu próprio destino. (MOONEM. 2011, p.33) Prof.ª Gilce Primak Niquetti pesquisadora da Cultura Cigana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A todos os blogueiros que respeitam a diversidade étnica e cultural...E querem
falar sobre preconceito,discriminação e racismo sofridos pelo Povo Romani, Os assim chamados ciganos.Bem vindos ao blog Cultura Cigana