terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

O Paraná é o carro-chefe na educação cigana no Brasil”


08/02/2013

SEED fortalece diálogo para educação cigana

Representante dos povos ciganos esteve reunido com a diretoria do Departamento da Diversidade da Secretaria de Estado da Educação, nessa quinta-feira (7), em Curitiba. O encontro serviu para discutir os avanços da educação cigana no Paraná. 

Para Marli Francisca Peron, diretora do Departamento da Diversidade, o encontro fortalece o diálogo para o avanço da educação para todos os povos que representam a diversidade no Paraná.

“Vamos realizar encontros com diferentes grupos para estabelecermos juntos a construção de planos educacionais que respeitem e atendam as necessidades de cada minoria”, disse a diretora.

Para o representante dos ciganos, Claudio Iovanovitch, esse trabalho em conjunto é fundamental para o respeito e preservação da cultura cigana no estado.

“A nossa história ainda não foi contada. Mas o que o Estado do Paraná fez pelo nosso povo ainda não tem referência no Brasil. O Paraná é o carro-chefe na educação cigana no Brasil”, lembrou Claudio.

No Brasil existem 600 mil ciganos das etnias roms, sinti e kalons. No Paraná vivem representantes dos roms, oriundos do Leste europeu e que falam a língua romani. Além deles, existem ciganos kolons, oriundos da Espanha e Portugal, que são mais nômades e falam a língua kalo.

Participaram da reunião a coordenadora da Educação das Relações Étnico-Raciais, Tânia Lopes e Mônica Caetano, da equipe pedagógica da secretaria.

http://www.educacao.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=4169&tit=SEED-fortalece-dialogo-para-educacao-cigana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A todos os blogueiros que respeitam a diversidade étnica e cultural...E querem
falar sobre preconceito,discriminação e racismo sofridos pelo Povo Romani, Os assim chamados ciganos.Bem vindos ao blog Cultura Cigana