sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

DISCRIMINAÇÃO CONTRA O POVO CIGANO



França insiste na deportação de imigrantes ilegais de etnia cigana

Publicado em 2012-08-10

 

Depois da polémica decisão de Sarkozy de desmantelar acampamentos e deportar inúmeros cidadãos romenos de etnia cigana em 2010, agora é a vez do ministro do Interior de François Hollande, Manuel Valls, de ser alvo de críticas por uma decisão semelhante.
 
foto REUTERS/BOGDAN CRISTEL
 França insiste na deportação de imigrantes ilegais de etnia cigana
Cerca de 200 pessoas romenas de etnia cigana foram deportadas de França
 
Em 2010, a França estava a "ferro e fogo" com a polêmica em torno do desmantelamento e deportação de inúmeros romenos de etnia cigana.
Sarkozy enfrentou a reprovação da União Europeia e do próprio partido face à decisão que tomara, mas agora a história volta a repetir-se. O ministro do Interior do Governo de François Hollande, Manuel Valls, já mandou desmantelar vários acampamentos ciganos por toda a França e deu ordem de deportação a 200 romenos da mesma etnia.
O ministro, para quem estas situações são um "desafio à convivência", tinha alertado para as pretensões do executivo que lidera há duas semanas. "Não posso admitir estes campos ilegais que acolhem centenas de pessoas sob o calor do verão e onde há problemas de saúde insuportáveis", disse Manuel Valls.
Assim, sob a justificação de problemas sanitários e de ordem pública, esta semana começaram os desmantelamentos de alguns acampamentos que a organização não governamental Médicos do Mundo diz serem propícios ao desenvolvimento da tuberculose. Só em Lille, 200 ciganos ficaram sem o campo que ocupavam há vários anos e outros tantos foram deportados, na quinta-feira, para a Roménia.
Disponível em http://www.jn.pt/PaginaInicial/Mundo/Interior.aspx?content_id=2714058 acessado em 07/12/12

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A todos os blogueiros que respeitam a diversidade étnica e cultural...E querem
falar sobre preconceito,discriminação e racismo sofridos pelo Povo Romani, Os assim chamados ciganos.Bem vindos ao blog Cultura Cigana